Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales
CICE - Comissão Interna de Conservação de Energia

O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba nomeou a Comissão Interna de Conservação de Energia, composta pelos Professores José Luiz Antunes de Almeida e David Alcolea.

Essa comissão deverá iniciar o Programa de Gestão Energética para envolver toda a comunidade da Faculdade em uma ação que visa o uso eficiente e racional da energia elétrica.

Histórico

O Decreto Lei nº 99.656, de outubro de 1990, assinado pelo Presidente Fernando Collor de Mello, dispõe sobre a criação, nos órgão e entidades da administração federal, direta e indireta, da Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE). Com esse Decreto, fica criada uma Comissão Interna de Conservação de Energia em cada estabelecimento pertencente a órgão ou entidade da administração federal, direta e indireta.

No âmbito estadual, o Decreto Lei nº 45.765, de 20 de abril de 2001, assinado pelo Governador Geraldo Alckmin, institui o Programa Estadual de Redução e Racionalização do Uso de Energia. Nesse programa, também foi criada a Comissão Interna de Racionalização do Uso de Energia - CIRE, com funções semelhantes às da CICE.

De imediato, os órgãos e entidades referidas no decreto, deveriam tomar medidas imediatas para redução de 20% do consumo de energia elétrica ede suas instalações, tendo como referência a média mensal do consumo verificado no ano de 2000.


Atribuições da CICE

As atribuições da CICE são detalhadas em arquivo disponível para download no fim da página. As atribuições da CIRE são mencionadas no Artigo 6º do Decreto 45.765 e são listadas a seguir.

Artigo 6º - São atribuições da Comissão Interna de Racionalização do Uso de Energia – CIRE:
I - implantar o Programa Interno de Redução e Racionalização do Uso de Energia do órgão ou entidade a que pertence, em consonância com o estabelecido no artigo 2º deste decreto;
II - identificar o potencial de redução do consumo de energia resultado da implementação das recomendações dos Anexos I, II e III;
III - empreender ações visando conscientizar e envolver todos os servidores quanto ao Programa Interno de Redução e Racionalização do Uso de Energia;
IV - manter permanente avaliação do consumo de energia e dos resultados das ações empreendidas;
V - realizar a avaliação dos resultados obtidos, propor novas metas e formular recomendações;
VI - submeter ao Conselho de Orientação do Programa Estadual de Redução e Racionalização do Uso de Energia - CORE, até o dia 1º de novembro de cada ano, um programa de metas de racionalização do uso de energia para o ano subseqüente;
VII - elaborar e submeter ao Conselho de Orientação do Programa Estadual de Redução e Racionalização do Uso de Energia - CORE um relatório de implantação do Programa Estadual de Redução e Racionalização do Uso de Energia, quando solicitado.


Ações na FATEC

Como ficou claro nos parágrafos anteriores, a Comissão Interna de Conservação de Energia – CICE deve agir no sentido de racionalizar o uso de energia elétrica na Fatec, mediante envolvimento de toda a comunidade, discente, docente e de funcionários, de modo a conscientizar todos os envolvidos, analisando as sugestões e propostas e dando ampla divulgação das ações a serem tomadas.

Dentro em breve a CICE deve começar suas ações e, em um futuro próximo, aglutinar outros membros que voluntariamente desejarem participar do processo.

CICE – Comissão Interna de Conservação de Energia


Downloads:



Alunos
SIGA
Downloads
Iniciação Científica
Programa de Monitoria
Ciência Sem Fronteiras
Estágios
WiFi
Ex-alunos
Email @fatec.sp.gov.br




Faculdade de Tecnologia de Sorocaba

Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2015 - Alto da Boa Vista - Sorocaba/SP - (15) 3238-5266

@todos os direitos reservados